Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Futebol
Qual será o campeão do mundial de clubes do japão?
Corinthians
Chelsea
Ver Resultados

ONLINE
1





Partilhe esta Página




SEDENTARISMO X ATIVIDADE FÍSICA
SEDENTARISMO X ATIVIDADE FÍSICA

SEDENTARISMO X ATIVIDADE FÍSICA

 

CONCEITOS

 

SEDENTÁRIO; adj. Definições segundo o dicionário Aurélio:

1- Que está comumente sentado.

2- Próprio de sedentário (1).

3- Que tem habitação fixa.

 

ATIVIDADE FÍSICA: Definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resultam em gasto calórico acima do basal.

 

EXERCÍCIO FÍSICO: Definido como uma subcategoria da atividade física, que é planejada, estruturada e repetitiva, resultando na melhora ou manutenção de uma ou mais variáveis da aptidão física.

 

APTIDÃO FÍSICA: É considerada não como um comportamento, mas uma caracteristica que o individuo possui ou atinge, como por exemplo a potencia aerobica, endurance muscular, força muscular, composição corporal e flexibilidade.

 

SEDENTARISMO: INIMIGO NÚMERO UM DA SAÚDE PÚBLICA

 

O sedentarismo é um fator de risco para diversas enfermidades crônicas, como diabetes, obesidade, hipertensão, osteoporose e algumas formas de canceres.

Na região metropolitana de São Paulo, um estudo (Rego et al, 1990) estimou que no início da década de 90, 69,3% dos adultos eram sedentários, problema ainda maior entre as mulheres (80,2%) que entre os homens (57,3%). Essa prevalencia foi maior do que qualquer outro fator de risco, como o diabetes (6,9%), obesidade (18%), hipertensão (22,3%) ou tabagismo (37,9%).

 

SEDENTARISMO MATA

 

As doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de 300.000 brasileiros por ano, representando uma morte a cada dois munutos (lotufo, 1998). A taxa no Estado de São Paulo (30,8%) é a maior que a média nacional (Ministério da Saúde 2001).

É interessante notar que estudo epidemiologico recente baseado em 25.341 homens acompanhados por 20 anos (Farret et al, 1998) demonstrou que o risco de morte foi menor em homens acima do peso, ou obesos ativos, que nos mais magros, mas sedentários. Em outras palavras, um gordo ativo tem menor risco cardiovascular do que um magro sedentario. De maneira similar, o risco foi menor entre homens daibaticos (Kohl, 1997), sendo tambem menor entre homens hipetensos ativos do que em normotensos sedentarios. Uma outra analise dessa amostra revelou que o risco foi tambem em homens com dois ou tres fatores de risco, mas altamente condicionados, do que entre homens sem nenhum fator de risco, mas sedentarios (Blair et al., 1996). Segundo a OMS (Organização das Nações Unidas), iatividade física é responsável por 2 milhões de mortes por ano no mundo.

 

BENEFÍCIOS E RISCOS DA ATIVIDADE FÍSICA

 

Uma pessoa que passa a realizar atividades leves ou moderadas aumenta muito rapidamente os beneficios sem aumentar os riscos. Basicamente, o mesmo sucede quando realiza atividades moderadas, por pelo menos 3 minutos, 5 dias da semana, alcançando aí a melhor relação custo-beneficio, sendo por isso a recomendação preconizada pela OMS/CDC/ACSM/Agita São Paulo.

Observe que, a partir daquele ponto, ao fazer exercicios itensos, mesmo que seja somente 3 dias da semana, o risco de lesões aumenta. Nessa proposta de exercicios que as academias chamam de “fitness”, o risco é decorrente dos microtraumatismos que levam às lesões por “overuse”.

Se continuarmos seguindo a primeira curva, chegamos às pessoas que estão envolvidas em programas de esporte competitivo, em que os benefícios já não aumentam quase nada. Enquanto isso, os riscos incrementam exponencialmente, em termos cardiacos, imunologicos e ortopédicos, estes decorrentes não sódos microtraumas, mas principalmente dos macrotraumas.

 

ACUMULADO OU INTERVALADO

 

Um outro conceito oriundo da enfase inicial da fisiologia é que somente exercicios continuos por mais de trinta minutos a cinquenta minutos poderiam trazer benefícios à saúde. Estudos feitos inicialmente no Japão e depois replicados nos Estados Unidos, causaram grande impacto, pois demonstraram que exercícios acumulados, ou seja, realizados em 2 sessões de 15 minutos ou até mesmo 3 sessões de 10minutos tinham o mesmo efeito que os realizados em 30 minutos de uma só vez.

O programa Agita São Paulo aproveitou as ultimas informações cientificas para incentivar as pessoas a realizar atividades em duas sessões de pelo menos 15 minutos ou até 3 sessões de 10 minutos, uma opção áquelas pessoas que não conseguem realizar os 30 minutos de uma só vez, por falta de tempo ou de condições físicas. Dados demonstraram que o gasto energético é praticamente igual quando a atividade é contínua ou intervalado.

“Quer viver melhor e ter qualidade de vida? Então saia do sedentarismo e comece a praticar atividades física regularmente”.

 

Fonte: Caderno Técnico – Projeto Sesi Agita a Industria : Vida Ativa.